O lado da alegria:
Acabou ! O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023 chegou ao fim, eis que o Palmeiras espantou qualquer combinação de resultados, empatou com o Cruzeiro por 1 a 1 no Mineirão e faturou o Campeonato Brasileiro pela 12ª vez após uma arrancada histórica. Endrick, que ganhou protagonismo na reta final da temporada, marcou o gol palmeirense, e Nikão igualou o placar.
A equipe de Abel Ferreira alcançou 70 pontos e conquistou o bi ao desbancar o Botafogo, que chegou a abrir 14 pontos de vantagem para o alviverde na 27ª rodada — e que acabou fora do G4 ao tropeçar diante do Inter.
O título estava praticamente confirmado desde o fim de semana: além de perder hoje, o Palmeiras precisaria ver Atlético-MG ou Flamengo vencendo por goleadas inimagináveis para ficar sem a taça.
O Grêmio comandado por Renato Gaúcho, venceu o Fluminense, chegou aos 68 pontos ficando com o vice-campeonato e a vaga de fase de grupos da Libertadores, o Atlético Mineiro, amargou uma goleada perdendo de 4 x 1 para o Bahia, que se livrou do rebaixamento, enquanto o isso o time mineiro, garantiu a terceira colocação no campeonato e a fase de grupos da Libertadores, o Flamengo apesar da derrota no jogo de hoje para o São Paulo (já garantido na fase de grupos de Libertadores, por ter conquistado a Copa do Brasil, justamente em cima do Flamengo), pelo placar de 1 x 0 (gol de Luciano, ainda no primeiro tempo) garantiu a quarta colocação no campeonato e a última vaga na fase de grupos da Libertadores.
O lado do choro:
O Botafogo que liderou o campeonato durante a maior parte das rodadas, acabou na quinta colocação e terá que disputar a pré-libertadores, na rodada de hoje, o time perdeu para o Internacional.
Os quatro times rebaixados são: América-MG (24 pontos), Coritiba (30 pontos), Goiás (38 pontos) e o Santos (44 pontos) que fechou o campeonato com a mesma quantidade de pontos do Bahia, porém com um saldo de gols menor (-24 gols) vai disputar a segunda divisão no próximo ano.
O jogo foi muito nervoso na Vila, com a torcida tentando se dividir entre o jogo do Santos e os de Vasco e Bahia. O Peixe melhorou no segundo tempo, empatou e teve chances para virar, mas não teve forças para reagir e evitar o inédito rebaixamento em 111 anos. Houve invasão de campo e diversas bombas após o segundo gol do Fortaleza.
O Santos é rebaixado justamente no “Brasileirão Rei”, a primeira edição da competição nacional após a morte de Pelé em dezembro.