NotíciasAOminuto
A escolha do sucessor do Papa Francisco, passará por um Conclave que definirá quem será o novo Papa da Igreja Católica, já está tudo pronto no quesito organização e destalhes da cerimônia.
A reunião será conduzida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re e contará com a participação de 133 cardeais eleitores.

Pelas redes sociais, o Vaticano divulgou imagens da Capela Sistina, onde ocorrerão as votações, e da chamada “Sala das Lágrimas” — um espaço reservado ao lado da capela onde o novo Papa se veste pela primeira vez com os trajes brancos do pontificado, momentos antes de ser apresentado ao mundo na varanda da Basílica de São Pedro.
Nas imagens, é possível ver que as vestes papais e os sapatos já estão dispostos e prontos para uso, em diferentes tamanhos, à espera daquele que será escolhido.
A Capela Sistina também já está montada, com mesas e lugares designados para cada um dos cardeais eleitores, em preparação para o processo que começará às 16h30 (hora local), 12h30 no horário de Brasília.
A partir desta quarta-feira (7), as votações ocorrerão sob absoluto sigilo. Ao final de cada uma delas, será emitido o tradicional sinal de fumaça pela chaminé da capela: fumaça preta indica que nenhum nome foi escolhido, enquanto fumaça branca sinaliza que o novo sucessor de Jorge Mario Bergoglio foi eleito.
O mundo está de olhos atentos a tudo que acontecerá no Vaticano, durante a realização do Conclave, várias especulações e até bolsas de apostas, circulam sobre os nomes dos favoritos a ser escolhido como novo Papa, no entanto, o Conclave é seguido de estrema confidencialidade, até o surgindo da chamada “fumaça branca” e a divulgação oficial pela Igreja do novo nome.