Portal G1
Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima, a COP30, em Belém (PA). Os primeiros relatos do problema aconteceram pouco depois das 14h.

Pessoas que estavam no local foram retiradas por ordem da segurança. Até por volta das 14h20, não havia detalhes sobre a origem do fogo. O ministro do turismo, Celso Sabino, disse por volta das 14h30 que o incêndio foi controlado. Segundo o ministro o incêndio já foi contido e não há feridos. O fogo teve início em um dos pavilhões, próximo ao estande da China, e o corpo de bombeiros estadual foi rapidamente acionado.
✅ Ouça a programação da Rádio Sétima Hora – ¨A sua escolha de Rádio na Internet¨
✅ Siga o Sétima Hora no Instagram
COP30 – Blue Zone
Sabino ainda disse que a organização da COP vai dar um parecer sobre a retomada das negociações e se os participantes poderão voltar à Blue Zone ainda nesta quinta ou apenas na sexta-feira (21). “É procedimento padrão evacuar uma área, nós estamos aqui com milhares de pessoas”, disse o ministro do Turismo.
Sabino ainda ressaltou que um incêndio pode ocorrer em qualquer lugar que sedia um grande evento como a COP. “Não é porque é em Belém… Esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aguentando mais esse tipo de preconceito”, falou.
As chamas atingiram espaços na zona azul, na área chamada de Pavilhão dos Países. A energia elétrica foi cortada na área interna deste pavilhão.
Leia também:
A zona azul, também chamada de Blue Zone, é o espaço onde se reúnem os negociadores e ministros. Não há informações sobre feridos.
Em entrevista, o governador Helder Barbalho afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses para o incidente ocorrido nesta quinta-feira (20) na COP30: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand. Segundo Barbalho, não houve feridos. A ONU permanece aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no local.

