Skip to content
13/05/2025
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • VK
  • YouTube
  • Instagram
Sétima Hora

Sétima Hora

A Notícia no seu tempo

Primary Menu
  • Archives
    • Free
      • Grid Layout
      • Grid with Full
      • Full Layout
    • Pro
      • 2 Column Grid with Full
      • 3 Column Grid
      • 4 Column Grid
      • Grid Tile Layout
      • Grid Alternative Layout
      • List Layout
      • Alternative List
      • List Right Layout
      • Full Title Below Image
      • Full Title Above Image
      • Full Title Over Image
      • 2 Column Masonry Layout
  • Main Banners
    • Main Banner Carousel
    • Trending-Main Banner-Editor
    • Tab-Main Banner
    • Main Banner-Trending
    • Free
      • Order 1
      • Order 2
      • Order 3
      • Order 4
    • Pro
      • Default
      • Main Banner-Tabbed-Editor
      • Main Banner – Editor- Trending
      • Main Banner-Tabbed- Trending
      • Main Banner-Trending-Editor
  • Single Pages
  • Docs
    • Blog
    • Youtube
    • Podcast
  • All Demos
    • Darknews
    • Sport
    • Gym
    • Business
    • Tech Blog
    • Retro Blog
    • Restaurant Blog
    • Free
      • Sport
      • Fashion
      • Classic
      • Arabic News
      • Chinese News
    • Pro
      • Broadnews Pro
      • Sport Pro
      • Fashion Pro
      • Classic Pro
      • Arabic News Pro
      • Chinese News Pro
  • Upgrade
YouTube
  • Home
  • Noticias
  • EDUCAÇÃO – 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos têm dificuldade para entender texto simples ou fazer conta
  • Educação
  • Noticias

EDUCAÇÃO – 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos têm dificuldade para entender texto simples ou fazer conta

NotíciasAOminuto

O Brasil estagnou na redução do analfabetismo funcional e a condição atinge 29% da população de 15 a 64 anos. Esse é o mesmo patamar que o país tinha em 2018 e ainda um recuo em relação a 2009, quando alcançava 27% dos brasileiros.

Imagem: © Shutterstock

O resultado é do Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional), estudo coordenado pela Ação Educativa e que teve início em 2001. Até 2009, o indicador seguiu em contínua queda na proporção de analfabetos funcionais no país, mas desde então segue praticamente inalterado.

O estudo entrevistou 2.544 pessoas em todas as regiões do país. As entrevistas foram feitas pessoalmente com a aplicação de testes com perguntas que refletem situações do cotidiano, em diferentes graus de dificuldade. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O indicador considera que o analfabetismo funcional pode ser dividido em dois níveis: absoluto e rudimentar.

Na última edição, 7% da população dessa faixa etária é considerada analfabeta absoluta, são aqueles que não conseguem ler palavras ou um número de telefone. Outros 22% ficam no nível de alfabetismo rudimentar, que é quando sabem ler e escrever, mas têm dificuldade para entender textos mais longos ou fazer contas com números maiores.

“A alfabetização é um processo contínuo, por isso, consideramos que existem níveis de proficiência dentro dele. É bastante preocupante que a proporção de jovens e adultos brasileiros no analfabetismo funcional esteja estática há tanto tempo. De 2018 para cá, não houve avanço”, diz Ana Lima, coordenadora do estudo.

✅ Siga a página do Sétima Hora no Facebook

✅ Siga o Sétima Hora no Instagram

O estudo indica que a maioria dos analfabetos funcionais são pessoas mais velhas, 65% deles têm entre 40 e 64 anos. Mas há ainda uma proporção significativa entre os jovens de 15 e 29 anos e com os que têm entre 30 e 39 anos, ambos com 17%.

Os dados também indicam uma transformação no cenário educacional brasileiro. Para os pesquisadores, a queda do analfabetismo funcional nos primeiros anos do indicador são reflexo da ampliação do acesso ao ensino fundamental e médio e a ampliação de jovens que concluem a educação básica.

No entanto, a estagnação do indicador nos últimos anos reflete a baixa qualidade da educação brasileira, já que os dados mostram uma proporção grande de pessoas que passaram pela escola e, mesmo assim, não tiveram garantido o direito de serem plenamente alfabetizadas.

O estudo identificou que 17% da população que concluiu o ensino médio ainda está no nível do analfabetismo funcional. Até mesmo entre os que concluíram o ensino superior, 12% estão nessa condição.

“Uma percentual grande da nossa população jovem está saindo da escola condenada a passar a vida toda como analfabetos funcionais. A pandemia justifica uma parte desse problema, já que as escolas ficaram fechadas por dois anos e atrapalhou o aprendizado, mas não é isso”, avalia Ana.

Para ela, só garantir o acesso dos jovens à educação não é suficiente, mas é preciso que o país invista de fato na oferta de um ensino de qualidade e significativo. “Muitos jovens na periferia enxergam a escola como algo que atrapalha a vida deles, como algo sem sentido.”

Ana também destaca que os dados mostram a importância de o país investir na ampliação da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que vive nos últimos anos um processo de esvaziamento. Ela avalia ainda a importância de se repensar a oferta dessa modalidade, a qualificando para as demandas atuais.

“Há alguns anos, se associava à EJA como a educação voltada para a alfabetização de adultos. Nosso problema é que agora não temos só apenas aquele idoso que não aprendeu a ler e escrever porque teve que trabalhar na roça quando era criança, agora a gente tem jovens de 16 ou 17 anos saindo da escola sem ser plenamente alfabetizado.”

ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DIGITAL

Pela primeira vez, o Inaf também avaliou a inclusão do alfabetismo da população no contexto digital. De uma maneira geral, os dados indicam que 25% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos têm baixo desempenho em atividades digitais.

Essa proporção, no entanto, aumenta conforme o menor grau de alfabetismo que possuem. Os dados mostram que 40% dos alfabetizados proficientes apresentaram médio ou baixo desempenho em tarefas digitais e 95% dos analfabetos tem um desempenho baixo.

Para avaliar as habilidades digitais, o estudo pediu aos entrevistados que realizassem tarefas corriqueiras usando um celular. Em uma delas, eles precisavam fazer uma compra e pagar via pix. Em outra, eles precisavam fazer um cadastro em um site

“A grande constatação é que, quanto mais frágil é o alfabetismo tradicional, mais aquela pessoa fica vulnerável no ambiente digital. Incluímos a avaliação do alfabetismo no contexto digital porque cada vez mais as pessoas estão sendo obrigadas a entrar para esse mundo e, se não dominam essas habilidades, acabam até mesmo por perder direitos básicos.”

Related

Compartilhar

Continue Reading

Previous: Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média
Next: CASCAVEL – Polícia Civil devolverá 160 celulares recuperados, em iniciativa inédita

Publicações Recentes

marta
  • Esportes

Seleção Feminina – Marta volta a ser convocada

resgate
  • Municípios
  • Paraná

MARINGÁ – Mulher e adolescente morrem em acidente

condominio
  • Capital
  • Paraná

CURITIBA – Condomínio de Luxo tem tentativa de assalto

Mujica
  • Mundo
  • Noticias

Pepe Mujica está em estado terminal e recebe cuidados paliativos

Categories

  • Brasil
  • Brasileirão
  • Campeonatos Regionais
  • Canal Eduzin_aa
  • Capital
  • Copa do Brasil
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Estilo de Vida
  • Famosos
  • Frei Gilson
  • Libertadores
  • Moisés Rocha
  • Mundo
  • Mundo Digital
  • Municípios
  • Negócios
  • Noticias
  • Paraná
  • Podcast
  • Politica
  • Quem Somos
  • Radio Web
  • Saúde
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Videos

Tags Mais Acessadas:

#acidente #argentina #bacen #bolsonaro #brasil #brasileirão #cascavel #cbf #chuvas #copadobrasil #corinthians #curitiba #drogas #economia #eleições #estados Unidos #final #flamengo #futebol #libertadores #lula #luto #maringa #Maringá #morte #mortes #palmeiras #parana #paraná #pcpr #PF #pix #pmpr #Policia Federal #prf #prisão #queda #Rio de Janeiro #santos #saude #selic #stf #São Paulo #trump #venezuela

Copyright © todos os direitos reservados | MoreNews by AF themes.