Material Informativo – De responsabilidade do Anunciante.
Após a apresentação de uma proposta, pela Fenaban, considerada absurda pelo movimento sindical, o Sindicato dos Bancários de Maringá e Região realizou um protesto nesta segunda-feira, 26, em frente aos bancos Bradesco Centro e Caixa Agência Cidade Canção. Com faixas afixadas nas unidades, a entidade busca chamar a atenção para o desrespeito dos bancos em relação a seus funcionários. Mesmo após oito rodadas de negociação, os bancos tiveram a ousadia de apresentar um reajuste que cobre apenas 85% da inflação do período, apesar dos lucros astronômicos obtidos.

O protesto nas agências centrais ocorrerá durante todo o dia. Enquanto isso, o Sindicato está representado na mesa de negociação, participando ativamente das rodadas que acontecem nesta semana. O presidente Claudecir de Souza e o vice Carlos Roberto Rodrigues estão em São Paulo.
ATÉ 31 DE AGOSTO
“As rodadas devem ocorrer ao longo da semana, com prazo para conclusão até o dia 31 de agosto, nossa data-base, quando esperamos conquistar uma proposta aceitável, digna e condizente com os anseios da nossa categoria”, destaca o presidente.
ASSEMBLEIA REALIZADA, SEGUNDA 26
O Sindicato dos Bancários de Maringá e Região realizou na noite desta segunda-feira, 26/08, uma assembleia geral extraordinária para discutir o andamento da campanha salarial de 2024. Com a participação de bancários de bancos privados, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, foi aprovada por unanimidade a instauração da assembleia permanente, enquanto aguardam o reinício das negociações com a Fenaban, previsto para esta terça-feira, 27.
Baixe o aplicativo da Sétima Hora Rádio Web e tenha A Primeira Classe da Música no seu celular
Israel Lobo Coêlho, secretário-geral do Sindicato, que presidiu a assembleia, explicou que a assembleia permanente permite a convocação de novas reuniões em curto prazo, assegurando, caso necessário, a mobilização da categoria em até 24 horas para discutir e decidir sobre propostas e ações. “A partir de agora estamos em estado de prontidão. Caso os bancos apresentem uma proposta, a categoria será imediatamente convocada.”
Coêlho lembrou que a última proposta apresentada pelos bancos foi rejeitada de imediato, sendo considerada um insulto à categoria, pois não cobria nem a inflação do período. As instituições financeiras ofereceram apenas 85% do INPC, sem qualquer ganho adicional.
Sindicato de Maringá e Região presente à mesa de negociação
Os representantes dos bancários já estão em São Paulo, prontos para o início das negociações. De Maringá, participam o presidente do Sindicato, Claudecir de Oliveira Souza, e o vice-presidente, Carlos Roberto Rodrigues, que também integra a mesa de negociação da Caixa Econômica Federal. “Estamos aqui em São Paulo e, a partir desta terça, retornamos à mesa com os bancos. Nosso objetivo é claro: assegurar a renovação da nossa convenção coletiva de trabalho, avançar em outros pontos, além de garantir a reposição da inflação e lutar por ganho real. Estamos prontos, preparados e firmes nesta posição”, enfatizou Claudecir, um dos poucos presidentes de sindicato com assento na mesa de negociação ao lado de federações e da confederação nacional.
Bancários atentos!
O Sindicato orienta os bancários a continuarem em estado de prontidão, acompanhando o desenrolar das negociações. “Ainda não sabemos o que resultará dessas tratativas. Estamos preparados tanto para apresentar uma proposta razoável à categoria, caso esta seja apresentada nesta semana, quanto para enfrentar um movimento paredista, se essa força a deliberação da nossa categoria”, acrescenta Claudecir.



“É fundamental a participação de todos. Vamos avaliar a última proposta e colocar em votação para tornar a assembleia permanente, enquanto aguardamos a evolução das negociações com os bancos”, acrescenta o presidente.
Protestos nesta terça
Nesta terça-feira, o Sindicato continuou com manifestações em frente às agências bancárias, protestando contra a posição dos bancos de não reconhecer o esforço e o papel essencial dos trabalhadores nos altos lucros das instituições financeiras.
Lembramos ainda aos bancários que continuem acompanhando nossos canais de comunicação (WhatsApp, redes sociais, site) para terem acesso a todas as novidades nesta semana decisiva.