RIC Notícias
A Força Maringaense, torcida organizada do Maringá FC, busca impedir a entrada de torcedores que estejam vestidos com camisas de outros times em jogos do Dogão no Willie Davids. O anúncio da ação, classificada como “orientação” por integrantes do grupo, ocorreu na última quarta-feira (16). Todavia, serviu para instaurar uma polêmica nas redes sociais.

Em nota oficial, a Força Maringaense ressalta que a entrada em jogos no estádio Willie Davids deve ser feita por torcedores que estejam trajados apenas por uniformes do Maringá ou que tenham as cores do clube (verde, branco e preto). Isso, portanto, seria uma maneira de se evitar que camisas de outros times do Brasil e do mundo fossem vistas nas arquibancadas.
Ainda de acordo com a organizada, um “cordão humano” na portaria do setor descoberto do estádio Willie Davids evitaria a entrada de outros uniformes. Lá, os responsáveis orientariam os torcedores a trocar de camiseta caso não estejam com materiais ou cores que simbolizem o Maringá FC.
Na nota oficial, a Força Maringaense explicou que o motivo da ação visava a busca por um ambiente mais seguro dentro do Willie Davids. Isso, portanto, ajudaria a evitar possíveis confusões e brigas entre os torcedores.
De acordo com a torcida, há focos de confusão no WD entre torcedores com vestimentas do Maringá e outros que vestem camisas de outros times. Essa ação, portanto, na visão da Força Maringaense, não respeita os torcedores fiéis do Dogão, que vive grande momento no futebol paranaense e brasileiro.
Diante de tamanha repercussão, a diretoria do Maringá se posicionou sobre o caso na última quinta-feira (17) em nota divulgada no site oficial do clube.
“O Maringá Futebol Clube vem a público esclarecer e se posicionar a respeito de uma nota divulgada pela torcida organizada Força Maringaense, que mencionou a intenção de impedir o acesso de torcedores com camisas de outros clubes ao setor descoberto do Estádio Regional Willie Davids, nos jogos do MFC.
Nos últimos anos, o clube tem promovido diversas ações com foco na valorização de sua identidade, incentivando os torcedores a comparecerem ao estádio com a camisa do Maringá FC. Reforçamos, sempre que possível, a importância desse gesto como forma de apoio aos atletas e respeito à instituição.
É importante destacar que, em diversos estádios do país, medidas como a proibição do uso de camisas de clubes que não estejam em campo já são adotadas por questões de segurança. Inclusive, devido a alguns episódios isolados já ocorridos no Willie Davids envolvendo torcedores com camisas de outros clubes, o MFC estuda, em conjunto com os órgãos de segurança pública, a possibilidade de adotar essa medida de forma oficial no futuro, se necessário.
Contudo, reiteramos que a prioridade do Maringá FC será sempre a orientação e conscientização. Em nenhuma hipótese, aceitaremos atitudes de imposição, constrangimento, agressividade ou qualquer forma de violência contra torcedores dentro ou fora do estádio.
A informação divulgada pela torcida organizada não está alinhada com o posicionamento oficial do clube. Portanto, não será permitida nenhuma conduta que intimide torcedores em razão da vestimenta utilizada, assim como obrigá-lo a trocar de camisa ou mudar de setor, como diz a nota. Entendemos que todos os torcedores que forem ao estádio, podem ajudar a conscientizar pessoas a adotarem a nossa campanha e a cultura de Jogo do Maringá, Camisa do Maringá, desde que seja de forma pacífica!
Seguimos firmes na campanha, reforçando nossa identidade e fortalecendo o sentimento de pertencimento entre clube e torcida. Ressaltamos ainda que a camisa oficial do Maringá FC está disponível ao valor de R$ 89,90, acessível à grande maioria dos torcedores, e com preço abaixo da média praticada pelos clubes brasileiros.
Contamos com o apoio e respeito de todos para que o ambiente no estádio siga sendo familiar, acolhedor e seguro.
Att, Diretoria do Maringá FC ”
o Maringá volta a campo pelo Campeonato Brasileiro da Série C neste final de semana. Após a vitória na estreia contra o Guarani por 3 x 2 o Dogão, portanto, busca o segundo triunfo seguido no torneio. No domingo (20), jogando no Willie Davids, o Dogão enfrenta o São Bernardo-SP pela segunda rodada do torneio. A bola rola às 19h.