RIC Notícias
Chegaram ao Paraná, nesta sexta-feira (17), 424 ampolas de etanol farmacêutico – antídoto contra a intoxicação por metanol. O medicamento deve ser enviado na próxima semana para todas as Macrorregionais de Saúde do estado, junto de outras 180 doses, que haviam sido enviadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Outras 84 doses do antídoto contra a intoxicação por metanol já foram distribuídas pela Sesa às Macrorregionais de Saúde e também para Curitiba. Quatro pacientes em todo o estado já receberam doses de fomepizol – outro medicamento utilizado contra essa contaminação.
✅ Ouça a programação da Rádio Sétima Hora – ¨A sua escolha de Rádio na internet¨
✅ Siga o Sétima Hora no Instagram
Para que um paciente receba o antídoto contra a intoxicação por metanol, a Sesa faz a avaliação individual, com base em critérios clínicos e laboratoriais para definir a dosagem necessária.
“Recebemos as 424 ampolas do etanol farmacêutico que se junta às 84 ampolas do fomepizol que veio do Ministério da Saúde. Continuamos atentos, temos polos de referência que vão receber o etanol além do município de Curitiba, que é onde registramos o maior número de casos confirmados até agora”, explica o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.
Leia também:
Até esta sexta-feira, o Paraná conta com quatro casos confirmados por intoxicação por metanol – todos eles em Curitiba, enquanto outros duas ocorrências são investigadas: um óbito, regisrado em um homem, de 59 anos, em Foz do Iguaçu, e de um homem, de 21 anos, internado em Piraquara.

