Portal Tarobá
Chuvas intensas atingiram o litoral do Paraná desde a tarde da última sexta-feira (07), causando alagamentos e deixando famílias ilhadas, principalmente nas cidades de Morretes e Paranaguá. A situação foi tão grave que pela primeira vez que o alerta Broadcast Cell foi utilizado. Esse recurso utiliza as antenas de telefonia celular para disparar mensagens que se sobrepõem à tela dos aparelhos das pessoas dentro do perímetro de cobertura, sem exigir cadastro prévio. Ele indica eventos de natureza severa que requerem atenção da população.

Uma força-tarefa foi montada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil para atender às pessoas afetadas pelos temporais. Até o momento, já foram realizados mais de 30 atendimentos nas cidades do litoral. São 59 desalojados e 13 desabrigados em Morretes, Paranaguá e Guaratuba. Os desabrigados de Morretes foram alojados no Colégio Estadual do bairro Marta.
As chuvas também afetaram as estradas na região da serra. Dois trechos da BR-277, nos quilômetros 14 e 41, foram interditados devido a deslizamentos, mas já contam com desvios para normalizar o fluxo de veículos.
Além disso, 13 crianças passaram a noite ilhadas dentro de um ônibus no bairro Cubatão, em Guaratuba. O Corpo de Bombeiros informou que as crianças estudavam no turno da noite. Durante as fortes chuvas, o ônibus ficou preso entre dois rios. Quando a água baixou, alguns pais foram buscar suas crianças, enquanto outras ficaram sob a responsabilidade do motorista. Quando o deslocamento do ônibus foi possível, o motorista deixou as demais crianças em suas casas.
Na PR-508 (Alexandra-Matinhos), o alagamento de um trecho da rodovia, na altura do km 02, deixou o tráfego bloqueado em ambos os sentidos. O mesmo ocorre na PR-407, na altura do km 1,2, onde a água invadiu a rodovia. As vias serão liberadas somente quando as águas baixarem e as autoridades verificarem que não há mais risco para a circulação na região.
De acordo com o Simepar, nas últimas horas, choveu mais de 150 mm em algumas cidades litorâneas, como Antonina, Morretes e Paranaguá. Em apenas uma hora, entre 17h e 18h, choveu 54,4 mm em Morretes, 35,6 mm em Matinhos e 34,4 mm em Antonina. Em Curitiba, foram cerca de 40 mm.
Segundo o Simepar, a possibilidade de chuva na região do litoral ainda existe, mas com intensidade reduzida. A previsão é de que, até meio-dia, ocorram apenas garoas e chuviscos.