Koka
O Vaticano anunciou que o Papa Francisco irá realizar uma viagem para a Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura em setembro deste ano. Será a viagem mais longa desde que foi eleito como pontífice em 2013, com duração de 2 a 13 de setembro, começando por Jacarta e passando pelos outros países mencionados. O Vietnã, que era cogitado como destino, não foi incluído no itinerário.

Essa será a primeira viagem internacional do Papa em um ano, representando um desafio para o argentino de 87 anos. Sua última jornada internacional foi em Marselha, na França, no final de setembro do ano passado. Em novembro, ele precisou cancelar uma viagem para a COP28, em Dubai, devido a problemas de saúde.
O anúncio da viagem ocorre após preocupações com a saúde de Francisco, que teve que cancelar sua participação na Via Crúcis e não conseguiu pronunciar a homilia prevista em eventos anteriores. A viagem envolve mais de 30 horas de voo, uma diferença de fuso de oito horas e uma agenda cheia de encontros e missas.
A Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo, destacou a importância da visita do Papa em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.