koka
O papa Francisco informou nesta quinta-feira (30) que está sofrendo de uma bronquite infecciosa muito aguda, mas que não é pneumonia. Ele afirmou que já não tem febre e continua o tratamento com antibióticos. O pontífice fez o anúncio durante uma audiência no Vaticano com os participantes do seminário “Ética na gestão da saúde”. Ele explicou que cancelou sua viagem para Dubai devido ao calor e ao ar condicionado, que não são recomendados para sua condição bronquial. O Vaticano já havia informado que o estado de saúde do papa é estável, sem febre, mas com inflamação pulmonar associada a problemas respiratórios.
Em seu discurso, o papa enfatizou a importância de cuidar da saúde de forma preventiva e não apenas buscar soluções médicas ou farmacológicas. Ele ressaltou que uma saúde mal cuidada leva à fragilidade e destacou a necessidade de zelar pelo bem-estar da pessoa como um todo. Apesar do mal-estar, o papa teve uma agenda lotada nesta quinta-feira e se reuniu com os organizadores da Jornada Mundial da Juventude.
Para não se expor ao frio, o Pontífice recitou o Angelus no último domingo da capela da Casa Santa Marta e não da janela do Palácio Apostólico, informando ele mesmo sobre sua condição e agradecendo aos fiéis pelo apoio. Francisco aceitou “com grande pesar” o pedido dos médicos para continuar seu repouso e, portanto, não fez a viagem planejada para o Cop28 em Dubai.