Portal Tarobá
O TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) revise as obras previstas nas concessões dos lotes 3 e 6 dos pedágios no Paraná. As mudanças foram recomendadas pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo no tribunal, que foi acatada pelos membros.
O ministro justifica que as mudanças seriam necessárias para proporcionar a diminuição da tarifa básica de pedágio que será cobrada dos usuários.
O relatório do ministro traz a previsão da tarifa-base do leilão das praças de pedágio dos dois lotes. Confira os novos valores:
Lote 3:
Serão sete praças no lote 3, duas que serão implantadas em Califórnia e Londrina:
PR-323, em Sertaneja – R$ 12,99
BR-376, em Califórnia – R$ 12,39
BR-376, em Ortigueira – R$ 14,09
BR-376, em Imbaú – R$ 14,09
BR-376, em Tibagi – R$ 14,09
BR-376 (Witmarsum) – R$ 13,88
PR-445, em Londrina – R$ 9,77
Os investimentos serão de R$ 11 bilhões. A empresa que vencer a concessão terá que fazer 138 kms de duplicação, 24 kms de faixas adicionais e cinco contornos urbanos em Apucarana, Arapongas, Califórnia e dois em Ponta Grossa. Em um apanhado geral, são 570 quilômetros de extensão.
Lote 6
No lote 6, serão nove praças de pedágio, três delas que ainda serão instaladas em Lindoeste, Ampére e Pato Branco:
BR-163, em Lindoeste – R$ 16,13
BR-277, em Prudentópolis – R$ 14,53
BR-277, em Candói – R$ 13,03
BR-277, em Laranjeiras do Sul – R$ 12,96
BR-277, em Cascavel – R$ 12,88
BR-277, em Céu Azul – R$ 12,93
BR-277, em São Miguel do Iguaçu – R$ 14,85
PR-182, em Ampére – R$ 11,43
PR-280, em Pato Branco – R$ 9,38
Os investimentos totais chegam à casa de R$13 bilhões. O recurso será aplicado nos 662 Kms totais de extensão. Serão duplicados 445 Kms de rodovias e a construção de mais 31 Kms de faixas adicionais, além de dois contornos urbanos.