Portal Massa
Os proprietários de veículos com placas terminadas em 3 e 4 devem ficar atentos ao vencimento da terceira parcela do IPVA 2025 no Paraná, que ocorre nesta sexta-feira, dia 21 de março. O pagamento deve ser feito dentro do prazo para evitar multas e juros.

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado têm a possibilidade de quitar o IPVA em até cinco vezes. A terceira parcela pode ser paga sem juros até o vencimento correspondente ao final da placa do veículo.
Em caso de atraso, é aplicada uma multa de 0,33% ao dia, acrescida de juros conforme a taxa Selic. Caso o atraso ultrapasse 30 dias, a multa fixa passa a ser de 10% sobre o valor do imposto.
A Secretaria da Fazenda do Paraná reforça que não envia boletos por e-mail ou Correios. Os contribuintes devem gerar as guias pelos canais oficiais:
- Portal do IPVA
- Aplicativos oficiais: Serviços Rápidos da Receita Estadual e Detran Inteligente (disponíveis para Android e iOS);
- Portal de Pagamentos de Tributos.
As formas de pagamento incluem:
- Pix: O QR Code na guia permite o pagamento por mais de 800 instituições financeiras, com compensação em até 24 horas.
- Cartão de crédito: Possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, sujeito a taxas cobradas pelas operadoras.
Evite golpes
A Fazenda do Estado alerta para sites falsos que simulam a cobrança do IPVA 2025 PR. Para garantir segurança, as guias devem ser emitidas apenas por endereços oficiais que terminam em “.pr.gov.br”, ou pelos aplicativos oficiais do Detran e da Receita Estadual.