Agência Estadual
As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 55,7% de execução. Os dados são do novo relatório de obras, o primeiro após o evento que marcou a metade da empreitada, que detalha avanços em novos marcos estruturais.

Em abril, teve continuidade a execução das estacas do trecho pré-moldado, que envolveu as atividades de cravação, escavação e concretagem, a fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, execução das travessas do trecho pré-moldado, execução das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5, bem como as lajes do trecho pré-moldado.
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De maneira geral, é possível visualizar o avanço da estrutura de sustentação e da pista avançando sobre a baía nas proximidades de Guaratuba. Para a infraestrutura, seguem em andamento a concretagem de estacas no trecho estaiado (que receberá a estrutura metálica do desenho da ponte) e no trecho pré-moldado. Ao total, serão 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
“Essa é uma obra que terá aproximadamente 10 mil toneladas de aço, o que equivale à Torre Eiffel, sendo edificada em uma obra fantástica aguardada há mais de 40 anos em Guaratuba”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex. Ele enfatizou ainda, que a entrega da ponte está programada para acontecer em abril de 2026.
Ponte de Guaratuba – Acessos:
Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, deu-se continuidade nos serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz nos morros. Também teve início a escavação para diminuição da rampa do morro. Ainda no lado de Guaratuba, aconteceu a terraplenagem de algumas áreas.
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No lado de Matinhos, foi concluída a implementação do desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, com atividades de pavimentação.
“Estamos com um grande volume de serviços em execução em ambas as margens, garantindo a implantação dos acessos da ponte sem prejudicar o acesso às vias locais pela população e visitantes. Tudo está seguindo um planejamento cuidadoso, utilizando a tecnologia mais moderna para elaboração de projetos de engenharia”, afirmou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.