Skip to content
07/06/2025
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • VK
  • YouTube
  • Instagram
Sétima Hora

Sétima Hora

A Notícia no seu tempo

Primary Menu
  • Archives
    • Free
      • Grid Layout
      • Grid with Full
      • Full Layout
    • Pro
      • 2 Column Grid with Full
      • 3 Column Grid
      • 4 Column Grid
      • Grid Tile Layout
      • Grid Alternative Layout
      • List Layout
      • Alternative List
      • List Right Layout
      • Full Title Below Image
      • Full Title Above Image
      • Full Title Over Image
      • 2 Column Masonry Layout
  • Main Banners
    • Main Banner Carousel
    • Trending-Main Banner-Editor
    • Tab-Main Banner
    • Main Banner-Trending
    • Free
      • Order 1
      • Order 2
      • Order 3
      • Order 4
    • Pro
      • Default
      • Main Banner-Tabbed-Editor
      • Main Banner – Editor- Trending
      • Main Banner-Tabbed- Trending
      • Main Banner-Trending-Editor
  • Single Pages
  • Docs
    • Blog
    • Youtube
    • Podcast
  • All Demos
    • Darknews
    • Sport
    • Gym
    • Business
    • Tech Blog
    • Retro Blog
    • Restaurant Blog
    • Free
      • Sport
      • Fashion
      • Classic
      • Arabic News
      • Chinese News
    • Pro
      • Broadnews Pro
      • Sport Pro
      • Fashion Pro
      • Classic Pro
      • Arabic News Pro
      • Chinese News Pro
  • Upgrade
YouTube
  • Home
  • Noticias
  • Ponte Rio-Niterói faz 50 anos
  • Brasil
  • Noticias

Ponte Rio-Niterói faz 50 anos

Agência Brasil

Quatrocentas mil pessoas em 150 mil veículos. Esse é o fluxo diário que atravessa os 13 quilômetros da Ponte-Rio Niterói, que completa 50 anos de inauguração nesta segunda-feira (4). Já considerada a maior ponte do Hemisfério Sul e da América Latina, ela é um trecho da BR-101 e uma ligação viária vital para o estado do Rio de Janeiro, encurtando o caminho que antes exigia contornar a Baía de Guanabara ou usar balsas.

Imagem: Tomaz Silva / Agência Brasil

O conceito de uma ponte suspensa entre os dois municípios data de 1875, mas somente em 1963 foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a sua construção. Em 23 de agosto de 1968, o general Arthur Costa e Silva, então presidente da ditadura militar, assinou decreto autorizando o projeto de sua construção. Apesar de sucessivas tentativas de mudança, até hoje é o ditador que dá o nome oficial da Ponte Rio-Niterói, a Ponte Presidente Costa e Silva. 

Marco da engenharia nacional, a ponte tem o maior vão em viga reta contínua do mundo, o Vão Central, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura. Outro número que impressiona é o total de 1.152 vigas ao longo de sua estrutura.

O presidente do Clube de Engenharia, Marcio Girão, lembra que, antes de sua construção, para fazer a travessia entre Rio de Janeiro e Niterói, levava-se mais de duas horas de espera, e o transporte de veículos era feito em balsas. Ele destaca que a maior parte da ponte foi desenvolvida com engenharia nacional.

“Na época, a Noronha Engenharia, sediada no Rio, é que preparou o projeto. Depois, várias empresas nacionais, em consórcio, construíram a ponte. Somente o vão central, que tinha a estrutura metálica, teve o projeto contratado a uma empresa norte-americana. A gente não tinha muita experiência nessa área. Mas todo o resto da ponte, em concreto armado, foi todo feito pela engenharia brasileira.”

Ponte Rio-Niterói (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Ponte Rio-Niterói tem 1.152 vigas ao longo de sua estrutura – Tomaz Silva/Agência Brasil

A firma Howard, Needles, Tammen and Bergendorf, dos Estados Unidos, projetou o trecho dos vãos principais em estrutura de aço, incluindo as fundações e os pilares. Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz, enquanto o engenheiro responsável pela ponte de aço foi o americano James Graham.

Para Márcio Girão, a Ponte Rio-Niterói é uma realização importante da engenharia brasileira, que já foi uma das mais capazes do mundo. O presidente do Clube de Engenharia lamentou que a engenharia nacional tenha caído muito de 1980 para cá. “Houve uma destruição da engenharia nacional, principalmente a engenharia consultiva, ou de projetos, por falta de políticas públicas. A engenharia brasileira precisa ser realavancada. A engenharia precisa voltar”, defende.

Trabalhadores mortos

A grandiosidade celebrada pela engenharia também envolveu desfechos trágicos para muitos trabalhadores responsáveis por ela. O professor aposentado do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Ronaldo Balassiano, tem memórias da fase final da construção.

Ainda jovem, Ronaldo Balassiano era calouro na universidade e tinha um professor que dava consultoria para a gigantesca obra.

“Ele contava para nós as coisas absurdas que aconteciam durante a construção. Era uma obra grande, pioneira para nós, aqui no Brasil, em que muita gente morreu. Alguns trabalhadores morreram, inclusive concretados dentro desses pilares. É um fato sabido. Este foi um ponto negativo da construção”, avalia Balassiano.

O presidente do Clube de Engenharia, Marcio Girão, também aponta o lado trágico da construção que teve oficialmente 33 mortes registradas. Mas as estimativas da época, não oficiais, alcançavam 400 óbitos, incluindo operários e engenheiros, conta ele. “A gente sabe que o registro oficial sempre está aquém do real.”

Rio de Janeiro (RJ), 27/02/2024 – Ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói) completa 50 anos. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Ponte Rio-Niterói completa 50 anos nesta segunda-feira – Tomaz Silva/Agência Brasil

Melhorias

Com o objetivo de proporcionar maior segurança ao usuário, muitas melhorias foram efetuadas ao longo destes 50 anos. No ano 2000, por exemplo, o asfalto no vão central foi substituído por um piso de concreto de elevada resistência, enquanto a superestrutura metálica foi reforçada internamente.

Em 2004, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) desenvolveu para a rodovia os atenuadores dinâmicos sincronizados (ADS). Esse é um conjunto de massa e mola de 32 peças e pesos de grandes proporções que funciona como um amortecedor para a estrutura do vão central. Em eventos com fortes ventos, a ponte teve uma redução de 90% de sua oscilação.

No ano de 2009, depois de efetuados estudos de segurança viária, a ponte ganhou um reordenamento de faixas, que aumentaram de três para quatro, o que contribuiu para ampliar sua capacidade operacional. Em 2016, já sob administração da Ecoponte, a praça de pedágio foi aumentada, a via ganhou iluminação de LED e lamelas antiofuscantes, sistema que utiliza defensas metálicas para eliminar o ofuscamento durante a noite causado pela iluminação dos faróis.

No dia 1º de junho de 1995, foi feita a primeira concorrência para concessão da administração da Ponte Rio-Niterói à iniciativa privada, vencida pelo consórcio Ponte S/A, empresa do Grupo CCR. Essa foi a primeira grande estrutura rodoviária concedida para o setor privado no país. Desde 2015, porém, a ponte está concedida à Ecoponte.

Movimento pendular

Além de fazer parte da história do Brasil e ser um marco de sua engenharia, a Ponte Rio-Niterói também é parte da rotina de milhares de moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro. A fotógrafa Iane Filgueiras, de 34 anos, construiu sua carreira profissional indo e voltando na ponte diariamente, desde que era estagiária, em 2009. Moradora de São Gonçalo, cidade da região metropolitana, ela trabalha na zona norte do Rio.

“Minha relação com a ponte é de amor e ódio como todo mundo que atravessa a ponte diariamente. Acho uma construção incrível com uma extensão inacreditável sobre a baía. Vi muitas vezes o sol nascer e se pôr. Também já peguei muito temporal em que a ponte balança. Mas é uma dificuldade ter trânsito todo dia, com 40 minutos para atravessar a ponte”, conta Iane.

A circulação intensa é fiscalizada diariamente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que usa sistemas de videomonitoramento, recursos tecnológicos como drones e câmeras de alta resolução para o acompanhamento de todo o trecho sob sua competência.

“Fisicamente há uma delegacia e uma unidade operacional ao longo de toda a ponte, são atendidos cidadãos durante todo o dia, veículos são fiscalizados, há o combate ao crime, com um trabalho incessante de inteligência é possível hoje ter diversas tentativas criminosas frustradas sem grande impacto na fluidez do trânsito e risco à sociedade que trafega pela via”, destaca nota da PRF.

As ocorrências que envolvem a ponte são as mais variadas que se pode imaginar. Uma das mais inusitadas ocorreu em 14 de novembro de 2022, quando o navio graneleiro São Luiz, ancorado desde 2016 na Baía de Guanabara, colidiu com a estrutura, levando ao fechamento da via nos dois sentidos até que sua integridade fosse avaliada. O congestionamento provocado pelo acidente superou 19 quilômetros na primeira hora do fechamento. A via sentido Niterói foi liberada três horas depois, mas a movimentação no sentido Rio de Janeiro ficou restrita a duas pistas até o dia seguinte, para reparos no guarda-corpo.

Related

Compartilhar

Continue Reading

Previous: MUNDO – Grupos armados invadem prisão no Haiti e libertam reclusos
Next: Campeonatos da CBF tiveram 15 jogos com suspeita de manipulação em 2023

Publicações Recentes

enem
  • Educação

Enem 2025, as inscrições terminam nesta sexta-feira

Anceloti
  • Esportes

Ancelotti avalia primeiro jogo como treinador da seleção

Rafaela Silva
  • Esportes

Rafaela Silva disputa 1º Mundial de Judô em outra categoria

Bolsonaro
  • Noticias
  • Politica

Genial/Quaest: 65% querem que Bolsonaro desista de candidatura

Categories

  • Brasil
  • Brasileirão
  • Campeonatos Regionais
  • Canal Eduzin_aa
  • Capital
  • Copa do Brasil
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Estilo de Vida
  • Famosos
  • Frei Gilson
  • Libertadores
  • Moisés Rocha
  • Mundo
  • Mundo Digital
  • Municípios
  • Negócios
  • Noticias
  • Paraná
  • Podcast
  • Politica
  • Quem Somos
  • Radio Web
  • Saúde
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Videos

Tags Mais Acessadas:

#acidente #argentina #bacen #bolsonaro #brasil #brasileirão #cascavel #cbf #chuvas #Copa do Brasil #corinthians #curitiba #drogas #economia #educação #eleições #estados Unidos #final #flamengo #futebol #libertadores #lula #luto #maringa #Maringá #morte #mortes #palmeiras #parana #paraná #pcpr #PF #pix #pmpr #Policia Federal #prf #prisão #Rio de Janeiro #santos #saude #selic #stf #São Paulo #trump #venezuela

Copyright © todos os direitos reservados | MoreNews by AF themes.