Koka
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi considerado indesejável pelo governo de Binyamin Netanyahu, após fazer comparações entre as ações de Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto. O chanceler israelense, Israel Katz, afirmou que Lula não é bem-vindo em Israel até que se retrate do que disse, em mensagem ao embaixador do Brasil no país.

A expressão “persona non grata” é utilizada para indicar que a pessoa em questão não é aceitável em determinado Estado, sem necessidade de justificativa. No âmbito diplomático, é uma forma de demonstrar desagrado com a presença de alguém que faça parte de uma missão diplomática ou represente outro país. Geralmente, é atribuída a diplomatas ou representantes que tenham cometido infrações.
Segundo Leandro Consentino, cientista político e professor do Insper, a declaração de “persona non grata” é grave do ponto de vista diplomático, especialmente para um chefe de Estado. Não há sanções civis diretas para a pessoa alvo dessa declaração. Quando alguém é considerado dessa forma, o Estado receptor pode deixar de reconhecê-la como membro do corpo consular ou representante em um determinado prazo.