CBN
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou ao Jornal da CBN sobre o resultado do PIB do segundo trimestre de 2024, de 1,4%. Ela comemorou os números e destacou que a projeção do Ministério da Fazenda é de um crescimento de 2,9% da economia durante o ano.

Além disso, Tebet afirmou que esse crescimento não vai impactar no aumento de gastos do Orçamento de 2025 e nem da inflação:
‘É possível crescer, imagino que até 3%, sem inflação, desde que seja um crescimento por diversidade e não só em uma única coisa. Precisa vir consumo, indústria, tudo junto’.
A ministra também disse que o governo ‘está próximo de alcançar a meta do déficit zero ainda em 2024’. Os motivos seriam o ‘crescimento do PIB com o aumento das receitas, sem aumentar a carga tributária, em função desse crescimento, aliado aos ajustes que estamos fazendo em parceria com o Congresso Nacional’.
De acordo com Simone Tebet, com as medidas aprovadas pelo Congresso e a possibilidade de revisar gastos na ordem de R$ 25 bilhões também será possível atingir a meta zero em 2025.