Koka
Após as polêmicas envolvendo sua reestruturação no setor de jogos e suposto fim da mídia física, a Xbox ainda teria alterado seu mapa de lançamento de consoles. Ao invés dos refreshes para os Series X e S previstos para 2024, a empresa estaria planejando o lançamento de dois novos modelos em 2026. Um deles seria um substituto para o Series X e o outro seria um console portátil híbrido, no estilo do Nintendo Switch.
A informação não é oficial, mas diferentes fontes da indústria teriam informado ao usuário @Middleagegamegy que essa nova estratégia faz parte do plano da Microsoft em atingir novos mercados. A recente aquisição da Activision/Blizzard também teria influenciado nessa decisão, colocando a empresa no top 3 de maiores publicadoras e abrindo possibilidades para uma estratégia multiplataforma. Além disso, entrar no segmento dos consoles portáteis faria muito sentido para a Xbox.
Vale ressaltar que a Microsoft já vem mudando sua postura no mercado de games desde o fracasso de vendas do Xbox One. A empresa tem investido em serviços como o Xbox Game Pass e o Xbox Cloud, visando levar os jogos do Xbox para o máximo de jogadores, sem a necessidade de um hardware específico. O lançamento do serviço de jogos em nuvem, xCloud, foi seguido por uma parceria com a Samsung, que oferece o software embarcado em algumas de suas Smart TVs.
Com os recentes movimentos de reestruturação interna, especulou-se sobre a possibilidade da Microsoft seguir os passos da SEGA e sair do segmento de hardware, atuando apenas como desenvolvedora e publicadora, focando nos serviços do Game Pass e xCloud. No entanto, os planos de lançar dois novos modelos de consoles em 2026 indicam que a Xbox ainda está comprometida com o mercado de hardware.